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Gestão estratégica é um conjunto de práticas que direcionam as organizações e gestores a potencializarem seus recursos internos para o alcance dos resultados e geração de valor para clientes, parceiros, sociedade e demais partes interessadas a partir das atividades do seu negócio.
A gestão estratégica orienta as organizações em momentos de crescimento, estruturando os processos internos para alavancar ainda mais os resultados, porém também deve ser utilizada nos momentos de crise, uma vez que centra os esforços e recursos internos para atuar nos processos críticos.
Importante destacar que a gestão estratégica pode e dever ser adotada para organizações de grande, médio e pequeno porte, assim, como para os segmentos públicos, privados e terceiros setor, uma vez que é parte integrante da Governança.
O planejamento estratégico é um instrumento da gestão estratégica, considerado como ponto de partida, pois direciona todas as ações que a organização realizará ao longo de um período, buscando chegar na visão de futuro tão almejada, pois auxilia no diagnóstico e na compreensão das mudanças do ambiente interno e externo, amplia o entendimento em relação aos problemas e riscos que podem surgir ao longo do caminho e promove a identificação de oportunidades de melhorias para o modelo de negócio.
É por meio das ações planejadas que se pode direcionar todos os esforços em prol de um bem comum, desenvolvendo o pensamento sistêmico na organização.
Construir um bom planejamento estratégico significa buscar em conjunto com sua equipe uma visão de futuro que agregue valor para as partes interessadas, aproximando a organização do seu objetivo ou propósito, promovendo um ambiente mais integrado, alinhado e eficiente, pois ajuda a desenvolver um modelo de negócio de sucesso.
Dessa forma é importante seguir todas as etapas que compõem o planejamento estratégico, que iniciam com o estudo de mercado e cenários; passando pela elaboração ou revisão da identidade organizacional contendo a missão, visão, valores e a definição de propósito; indo até o diagnóstico dos ambientes interno e externo a fim de elaborar os objetivos estratégicos e marcos de entregas; bem como elaborar as estratégias para alcance dos objetivos; a definição e desdobramento de metas e indicadores junto as áreas, até chegar na construção dos planos de ação.
É importante ressaltar que para executar cada etapa do planejamento estratégico, é necessário utilizar ferramentas que contribuirão para uma execução assertiva e completa. Podemos destacar como as ferramentas mais utilizadas: o Canvas de Negócio; Matriz Swot; Forças de Poter; Estratégia do Oceano Azul; BSC – Balanced Scorecard e OKR – Objectives and Key Results.
Após a definição das ferramentas que serão utilizadas para executar o planejamento estratégico e definir os objetivos a serem alcançados, é necessário estabelecer as metas e indicadores que são indispensáveis no processo de monitoramento para entrega dos resultados.
Os conceitos de metas e indicadores muitas vezes são confundidos, podendo impactar na eficácia das estratégias traçadas pelas organizações.
As metas podem ser entendidas como a materialização dos objetivos estratégicos, ou seja, a meta é um objetivo composto por um valor e por um prazo definido para a sua entrega. É a definição específica do que você quer atingir, com entregas mensuráveis, que possam ser medidas por meio de indicadores de desempenho.
E os indicadores de desempenho o que são?
Os indicadores de desempenho são métricas que quantificam a performance dos objetivos organizacionais, contribuindo para promover uma cultura de gestão por resultados a partir de uma comunicação direcionada, com aspectos qualitativos e quantitativos.
Com o estabelecimento dos indicadores você consegue medir e apresentar o desempenho dos resultados da organização e traçar novos planos e ações tomando como referência os resultados apresentados de forma tempestiva.
Assim, a organização poderá acompanhar e monitorar o andamento dos processos e projetos, a fim de desenvolver uma gestão mais assertiva, para que os resultados alcançados estejam alinhados com as metas traçadas no planejamento estratégico.
Por fim, ratificamos que essa é uma das formas com que a Gestão estratégica pode potencializar os recursos internos da organização, visando o alcance dos resultados e do desenvolvimento sustentável do seu negócio.
Escrito por Maryleda Bulcão.